No Congresso em Foco: fortalecer os partidos pra quê?

Estreio hoje minha coluna sobre política no site Congresso em Foco. Achei que neste ano eu deixaria de lado os comentários especificamente sobre política, mas o site é o meu favorito sobre política no Brasil.

Minha primeira colaboração para o site questiona o que eu chamo de monopólio partidário da representação da sociedade. Por que os representantes precisam estar nos partidos, especialmente se os nossos partidos são completamente desconectados da sociedade e não pretendem mudar? Por que não permitir que outras formas de organização – como ONGs e chapas de cidadãos independentes – participem da representação política?

Aí faço uma avaliação dos defeitos das principais propostas de reforma política (esse termo que significa tudo e por isso mesmo não significa nada):

Lista fechada: bota na mão dos caciques dos partidos a prerrogativa de decidir quem, e em que ordem, vai representar o eleitor. Como se o eleitor não tivesse competência de decidir quem deve representá-lo. Voto distrital: só elege o mais votado em cada distrito, potencialmente extirpando a diversidade que permite a São Paulo eleger ao mesmo tempo Paulo Maluf (497.203 votos, 55% na capital) e Ivan Valente (189.014 votos, 50% na capital). Apenas um dos dois ganhou o Prêmio Congresso em Foco em 2010. Apenas um dos dois seria eleito pelo voto distrital. Distritão: entram os mais votados pela ordem de votação, parece matematicamente razoável, mas olhando quem defende com unhas e dentes começo a achar que falta algum fator na minha conta.

Leia o artigo inteiro aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s