Por onde entram as armas dos bandidos

Na quinta-feira, um desequilibrado entrou numa escola em Realengo e matou 12 alunos. Isso você passou o dia inteiro vendo, ontem e hoje.

Você também deve ter visto gente dizendo que se o Brasil tivesse proibido as vendas de armas no referendo de 2005 isso não aconteceria. Mas é mentira, infelizmente. Principalmente porque bandido não compra arma em loja, até pela burocracia enorme. Não apenas o assassino não comprou suas armas em loja como também ao menos uma delas circulava no mercado negro desde antes de 2005.

O assassino usou duas armas. Uma calibre 32, roubada há 15 anos, e uma calibre 38, com a numeração raspada. A 32, pelo menos, já circulava no mercado negro desde antes de 2005. Armas legalmente compradas vão parar no mercado negro quando roubadas, mas o principal problema é que o mercado negro é muito maior.

O melhor seria um cidadão não ter armas em casa? Eu acho que seria.

O melhor jeito pra isso é proibir a venda? Duvido. Sufocar a oferta não sufoca a demanda. Se um bandido quer comprar arma, sabe onde achar sem ter que apresentar documento nenhum.

Fazer o quê, então? Eu acho que o melhor jeito é desestimular a demanda. Permitir a compra legalizada, mas torná-la extremamente difícil, pode fazer o cidadão desistir de comprar.

Com bandido, porém, o papo é outro.

Há anos já se detectou que bandidos estabelecidos no Paraguai importam para lá, legalmente, armas brasileiras. Que, magicamente, são contrabandeadas de volta para o Brasil e vão parar na mão de bandidos. Mas isso é pra ralé. Bandido profissa, nível PCC, usa armas que não se vende legalmente em lugar nenhum.

Elas passam pra cá pelas fronteiras extremamente porosas do Brasil. Em 2008, a Polícia Federal divulgou os pontos de entrada e eu os coloquei num mapa. Conheça-os aí embaixo.
http://www.google.com/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&msid=209823814132262226990.00045fd2dd5a72a3912c3&ll=-17.571548,-56.88679&spn=26.636403,26.103476&output=embed
Visualizar Rota das armas em um mapa maior

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s