Quer ganhar no bolão do Oscar? Entenda a cabeça dos jurados

Domingo temos a festa do Oscar, e o esporte favorito dos cinéfilos nessa época é tentar adivinhar quem serão os vencedores.

Se você quer vencer um desses bolões, porém, precisa deixar seu gosto pessoal de lado.
Os vencedores de cada categoria precisam agradar a uma quantidade suficiente dos membros da Academia (algo entre 250 a 300 votos) para vencer. Eles levam alguns critérios em conta, e conhecê-los sempre ajuda na hora de pensar nas probabilidades.
A revista Variety conversou em novembro com gente que conhece por dentro a votação do Oscar para ver que critérios são esses. Algumas dicas:
  • “O sistema recompensa filmes que são favoritos populares, ainda que só sejam favoritos de uma pequena minoria, ao invés de um flme que seja muito apreciado por todos, mas não seja o favorito de todos”, disse Cyntia Swartz, da empresa Strategy PR. Se é um filme que não desagrada ninguém, mas também não ganha corações e mentes, pode ter certeza: dançou. “Babel era um filme divisivo, ou você amava ou odiava. Mas pra quem amava era o favorito”, diz Tony Angelotti, descrito como “estrategista de Oscar”, seja lá o que for isso.
  • O timing é importante, tanto no lançamento quanto na narrativa. Se o filme foi lançado muito cedo na temporada, pouca gente vai lembrar e as chances caem. Se for muito longo, quem vota fica com preguiça (eles também têm preguiça de ler legendas, aliás). Durante o filme tem que ter um ritmo que surpreenda, que balance a audiência. “Se tem uma coisa que os indicados compartilham, de certa maneira, são momentos vistosos contrabalanceados com momentos mais quietos”, disse Dave Karger, da Entertainment Weekly. Filmes muito homogêneos – ação o tempo inteiro ou marasmo toda vida – tendem a impressionar menos.
  • Também influi o fator pessoal, para o bem e para o mal. O “pedigree” do diretor e do elenco pesa, claro – quem é aclamado tende a chamar mais a atenção. Mas, se o diretor é polêmico – nível Roman Polanski -, também reduz as chances. Mesma coisa se o tema for mórbido, mas isso às vezes varia dependendo dos outros atributos do filme.
  • Ah, sim: um filme sobre o qual pesem expectativas tem boas chances. Se as expectativas forem pesadas demais, porém, elas podem acabar jogando contra. “Você sente o balão desinflar. Tem sempre aquela coisa na última hora que transforma ‘mal posso esperar’ em ‘não tô nem aí'”, diz Mark Harris, editor colaborador da revista New York.
Na dúvida, ao preparar seu bolão, pense em fazer duas listas: uma dos filmes que você gostaria de ver ganhar e outra dos filmes que você acha que ganhariam de acordo com esses critérios. Depois, compare suas apostas com os resultados oficiais. Diversão garantida, ou sua pipoca de volta.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s