Por Marcelo Soares, autor do blog

Embora o assunto principal deste blog sejam os números que nos cercam, eu não sou matemático. Nem estatístico. Nem economista. Nem contador, embora tenha feito sem muito entusiasmo um curso técnico de auxiliar de contabilidade no segundo grau. Sou basicamente um curioso profissional fascinado pelas possibilidades dos dados.

No século passado, entrei na faculdade de jornalismo feliz por ter me livrado da maldita matemática – afinal, eu era um “cara do texto”, e jornalismo “é texto”. Ledo engano, e é sorte que a gente cresce. Quebrei muito a cara com os números no começo da carreira, até decidir tomar vergonha na cara partida e tentar me familiarizar mais com os números.

No trabalho jornalístico, lidamos com números o tempo inteiro. E o pior é que muitas vezes eles estão ocultos, de certa maneira, escondidos atrás de frases e historinhas.

Dizer que “geralmente” algo acontece, por exemplo, embute um raciocínio quantitativo. Dizer isso é mais ou menos o mesmo que dizer que já se observou uma quantidade grande de casos e que na maior parte das vezes isso aconteceu. Em alguns casos, e esses são os que mais me fascinam, é possível checar. Geralmente chove em São Paulo em janeiro, geralmente a cidade alaga, geralmente os alagamentos são piores em áreas pobres.

Por conta disso, apoio há mais de dez anos a noção de que é preciso ter a garantia do acesso a informações públicas para todos os cidadãos. Essa garantia permite ter acesso aos casos registrados para poder qualificar os geralmentes.

Por conta da internet, vivemos em um tempo em que cada vez mais informações públicas estão facilmente disponíveis e quase todo mundo tem acesso a ferramentas que lhes permitem “interrogar” essas informações. A ideia deste blog, além de pensar alto usando esse raciocínio quantitativo, é compartilhar o acesso aos dados e ferramentas necessárias para seu uso. Além, é claro, de saber o que você pensa sobre isso, o que você enxerga nos dados que eu não enxergo.

Bora lá?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s